Conhecer novas culturas nos faz enxergar além e trazer na alma mais bagagens do que possamos imaginar. Se toda e qualquer viagem nos transforma de alguma maneira, imagine viagens com o intuito genuíno de buscar conhecimentos espirituais e nos conectarmos com a essência do sagrado dentro de nós? A intensão de dividir suas transformações pessoais vividas em lugares sagrados foi o que inspirou e motivou a psicóloga, espiritualista e atriz Maria Auxiliadora Gomes Freitas a escrever o espetáculo Peregrinos da Luz, que acontece na sexta (29) e sábado (30), na Ponte do Arco-íris (Rua Natingui, 154, Vila Madalena).
Para contar seu enredo a autora divide o palco com Plínio Soares, que atua como um contador das tradições e faz o contraponto do espetáculo, ora sendo seu companheiro de viagem, ora representando personagens encontrados pela atriz nos países por onde passou.
A ideia surgiu a partir da necessidade de compartilhar minhas experiências com viagens a locais sagrados do planeta ao longo dos últimos 16 anos. A trilha como Buscadora Espiritual fez com que a necessidade de estar presente em corpo físico em cada um dos lugares sagrados visitados transcendesse o contexto de uma viagem comum, relata a atriz, que passou três anos se dedicando à pesquisa e ensaios com Plínio e o Grupo de Teatro Místico da Ponte do Arco-íris.
Luz, som e imagens se completam e somam à encenação, que nos leva às pirâmides do Egito, Machu Pichu, México, Inglaterra, Ilha de Páscoa e passeia pelas tradições indianas e cabalísticas.
A verdadeira viagem acaba sendo a viagem interior, onde as transformações acontecem no choque entre culturas, na natureza energética e vibracional de cada lugar, na descoberta inesperada de lugares internos. Pérolas encontradas, muitas vezes a partir de árduas experiências, que transcendem as expectativas e trazem o inesperado que conduz à verdadeira transformação. O espetáculo se traduz como uma experiência também para quem assiste, vivenciando, de forma particular, a torrente das imagens que são criadas por cada um, a partir da proposta viva e pulsante de quem esteve lá, viu e sentiu, comenta Maria.
Peregrinos da Luz transforma a experiência pessoal da atriz em um convite a trilhar o Sagrado, muitas vezes adormecido em nós. Acordar este lugar faz com que revisitemos nossa própria realidade a partir de outro ponto de vista.
Maria Auxiliadora e Plínio Soares são formados pela Escola de Arte Dramática da USP. Plínio já fez trabalhos em Malhação Conectados e as novelas A Cor do Pecado e Esperança todos da Rede Globo -, Milagres de Jesus e Cidadão Brasileiro ambos da Rede Record.
FICHA TÉCNICA