Por *ADRIANA FRIEDMANN
Semana Mundial do Brincar: sempre uma nova oportunidade para levar o brincar a todos os cantos e esconderijos da vida das crianças. Brincar vai muito além de uma ação, uma atividade, uma experiência, um tempo ou um lugar. Brincar é a possibilidade de ser, de expressar-se, de compartilhar, de descobrir, de viajar a outros mundos, de reencantar a vida!
Quantas e quantas gerações de crianças viveram histórias de brincadeiras e brincares que ficaram impregnadas em suas memórias, seus corpos, seus seres e saberes?
Brincares que nos constituem na nossa humanidade, no ser em que cada um de nós se tornou, por ter tido a oportunidade de brincar.
Por mais carente de oportunidades de brincar que tenha sido qualquer criança, todas – sim, todas! – tiveram brechas nas suas vidas para viver plenamente o que hoje se defende como um direito da infância.
VIVENDO INFÂNCIAS DE FORMA AUTORAL E SIGNIFICATIVA
Criaram-se leis, estudos, pesquisas, eventos, movimentos, campanhas, dias e semanas dedicadas a um fenômeno tão básico como o brincar, por ele ter perdido espaço e tempo no cotidiano das crianças. As mais novas gerações foram privadas dessa vivência, que é absolutamente orgânica, necessária e constitutiva de qualquer ser humano. Em detrimento do quê? De um sistema social e educacional que pressiona e se adianta a processos e aprendizagens; querer hiperestimular as crianças sem respeitar os tempos, as escolhas e os ritmos de cada uma delas. Ansiosos como somos, nós, adultos, nos precipitamos em oferecer uma parafernália de objetos, brinquedos, apetrechos, tecnologias e estímulos – muitas vezes inadequados –, tirando das crianças possibilidades de viverem suas infâncias de forma plena, autêntica, autoral e significativa.
O que é “o brincar que encanta o lugar” que a Aliança pela Infância propõe nesta Semana Mundial do Brincar 2016? É o autêntico encantamento que a linguagem do brincar propõe, das formas mais simples, inusitadas, espontâneas e muito profundas na vida das crianças.
É o brincar que propicia o sonho e a fantasia, o brincar que alimenta as almas e corpos infantis, o brincar que potencializa a possibilidade de tantas aprendizagens e trocas. É este o brincar que poderá reencantar a vida das crianças de hoje.
*Doutora em Antropologia (PUC), mestre em Metodologia do Ensino (Unicamp) e pedagoga (USP), coordenadora do NEPSID – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento, co-fundadora da Aliança pela Infância e criadora do Mapa da Infância Brasileira.
Sobre a Semana Mundial do Brincar (SMB) – A Semana Mundial do Brincar (SMB), promovida pela Aliança pela Infância conta com o engajamento de seus 32 núcleos brasileiros com o objetivo de difundir a importância do brincar. Realizado desde 2009, o evento é uma extensão do Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio. Neste ano, a SMB conta com a parceria institucional da organização Terre des Hommes e o apoio oficial da Omo em sua campanha #livreparadescobrir.
Além das atividades lúdicas, durante a SMB também são realizadas rodas de conversas, palestras e mobilizações para fomentar reflexões sobre o brincar na infância. Várias organizações já se engajaram na SMB 2016 e promoverão atividades. O SESC terá uma programação especial em todo estado de São Paulo.
No site da Aliança pela Infância (www.aliancapelainfancia.org.br) é possível conferir alguns destaques de programação. Em 2015, cerca de 200 mil pessoas participaram da SMB em todas as regiões do Brasil. Foram realizadas atividades em 178 municípios de 23 Estados brasileiros.
Sobre a Aliança pela Infância – Trata-se de um movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância. A organização atua para inspirar e oferecer experiências, por meio de produção e disseminação de conhecimentos, compartilhamento de saberes e por vivências significativas que valorizem o ABCD da Infância – aprender, brincar, comer e dormir – como base de uma vida plena e cheia de encantamento. Para isso, atua em rede, com seus núcleos, com pessoas e com a sociedade civil organizada.
Na Semana Mundial do Brincar, seu papel é articular parcerias, pautar as discussões e atividades e dar estímulos conceituais e de conteúdo para que organizações, gestão pública e pessoas possam desenvolver atividades de brincar em todo o Brasil nesse período, de modo que estas se tornem também mais frequentes ao longo do ano.
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