Brincadeiras Cantadas para as crianças, oficina de musicalização para bebês e dança materna estão entre elas
As férias escolares estão chegando ao fim. É hora de preparar os pequenos para voltar à rotina: escola, esportes, cursos extra, entre outros. Para que eles tenham momentos para brincar soltos e relaxados – e também participar de brincadeiras que estimulam o uso da imaginação, a Casa do Brincar oferece oficinas que complementam o dia a dia da criança, entre elas, Brincadeiras Cantadas e Musicalização para Bebês. Já para as mamães, o espaço traz cursos e oficinas que as auxiliam neste período tão especial da vida.
Música é movimento e movimento é relação com o meio e as coisas ao redor. Esta é a visão do professor da oficina Brincadeiras Cantadas e Ritmos Tradicionais da Casa do Brincar, Rodrigo Martins, mais conhecido como Pança. Ele explica que as aulas são divididas em três partes: chegada, andamento e despedida. “Normalmente a primeira parte é mais contemplativa. Eu canto e toco. Depois fazemos brincadeiras de roda e jogamos. E, por fim, vêm as cantigas de acalanto para relaxar”, explica.
As aulas são voltadas para crianças de seis meses a cinco anos e já fazem parte da programação diária da casa. Para os menores de dois anos, é aconselhável a participação de um adulto. “É melhor que as crianças menores venham acompanhadas, pois elas podem demorar um pouco mais para criar vínculo e adquirir segurança. Com uma pessoa conhecida ela começa a interagir mais facilmente”, observa Pança.
Ainda no universo musical, a Casa do Brincar lançou recentemente a oficina de Musicalização para Bebês de 6 a 18 meses. Com duração média de 40 minutos, a atividade desenvolve naturalmente e de forma divertida as potencialidade dos pequenos, como, por exemplo, a comunicação e a fala, a percepção auditiva e os movimentos corporais. Os estímulos são por meio do canto, da dança e da exploração de instrumentos musicais, movimentos e sons variados, num processo de despertar para um rico mundo sonoro. Para Luciane Motta, diretora da Casa do Brincar, a oficina é como uma deliciosa viagem de ritmos e sons. “Para nós é muito prazeroso poder oferecer uma atividade tão rica para bebês. E eles adoram”, diz.
Como ainda é muito dependente, é importante que o bebê venha sempre acompanhado por um adulto, que terá orientações de como dar continuidade a este trabalho em casa. A oficina de musicalização para bebês acontece todas as terças-feiras, às 14h. A atividade já faz parte da programação mensal do espaço e os clientes poderão utilizar o pacote de horas para participar.
Comandada pela professora, bailarina, coreógrafa e preparadora corporal Tatiana Tardioli, a Dança Materna para mães e bebês acontece as segundas-feiras, das 14h30 às 16h00. As aulas são voltadas para mães com bebês a partir de um mês de parto normal, ou um mês e meio se o parto foi cesárea. Os bebês participam até cerca de um ano e 3 meses, ou quando começarem a andar. É recomendado que as mães o uso de algum tipo de carregador: sling, wrap, canguru etc.
Já os Encontros de Amamentação com as amigas da Matrice (Ação de Apoio à Amamentação) auxiliam as mães a tentar resolver problemas relacionados com amamentação. “A ideia é unir mães que ajudam outras a amamentar a partir da troca de experiências sobre este período tão especial com seus bebês.”, revela Luciane Motta. Os encontros acontecem as sextas-feiras, das 13h30 às 15h30 e terceira terça do mês das 19h às 21h, e aborda histórias de amamentação muito marcantes. Isso porque, as mães da Matrice pretendem tornar real o sonho que existem em todas as mães: amamentar seu filho e acolher a amamentação e tudo ligado a ela (aporte adequado de nutrientes, dependência física e emocional, peso social, familiar e no ambiente de trabalho). “Transformar isso tudo em experiências pessoais positivas de crescimento é a força do grupo de apoio, que acredita no poder nutricional e psicológico da amamentação” completa Luciane.
A Casa do Brincar funciona com banco de horas, ou seja, os pais contratam horas avulsas ou um pacote de horas, que pode ser utilizado dentro de um prazo de trinta dias. O espaço oferece música, artes, culinária, brincadeiras cantadas, histórias e um monte de outras brincadeiras que divertem e desenvolvem as crianças, sempre dirigidas por educadores. E há atividades também para adultos, como a Dança Materna e o projeto Acalanto para mães com bebês e gestantes, os encontros de apoio à amamentação da Matrice, os cursos de horta, narração de histórias e os piqueniques mensais.
Mamães, vovós, pais e babás são sempre bem-vindos na Casa do Brincar para acompanhar os pequenos nas atividades. As crianças que andam firmemente e demonstram que estão confortáveis também podem ficar sem acompanhantes.
Sobre a Casa do Brincar – A Casa do Brincar é um espaço no qual crianças de seis meses a cinco anos vivenciam experiências diferenciadas daquelas proporcionadas nas atividades diárias, a partir de brincadeiras e atividades divertidas e inteligentes, como aulas de musicalização infantil, artes, contação de histórias, capoeira, culinária e oficinas. Seu diferencial é a flexibilidade de horários. Com pacotes de horas e sem agendamento prévio, as mães podem encaixar seu tempo livre para entrar no universo da criança e interagir com ela. A Casa do Brincar funciona de segunda a sexta das 9h às 18h e as atividades são distribuídas em blocos de trinta a sessenta minutos. A programação também conta com noites especiais, nas quais acontecem as festas do pijama e acampamentos. Já nos finais de semana, o espaço vira palco de deliciosas festas. Na sua infraestrutura, o espaço oferece tanque de areia, parede de escalada, circuitos e espaços para brincar com tinta e água. Mais informações acesse: www.casadobrincar.com.br